quinta-feira, 15 de julho de 2010

.: A Tartaruguinha do Papai :.

Era apenas um bebê quando aconteceu. Obra de papai. Ele diz que eu era uma criança esperta, inteligente, sorridente, mas muito devagar... Demorava pra tomar mamadeira, para ir de um lado para outro, ajuntar os brinquedos... Daí surgiu: tartaruga. Nunca me importei, embora seja um bichinho tão feio...
Não me lembro quase nada dessa época, mas me lembro de ser uma criança meio estranha. Sempre isolada, vivendo em um mundo paralelo. Não que eu não quisesse estar com as outras, mas tinha uma dificuldade imensa em me envolver. Olhava todos aqueles sorrisos e brincadeiras e queria estar ali no meio. Ao invés disso, pegava um lápis e papel e começava a desenhar. Na escola tive dificuldade em me concentrar no que era sendo dito, dificuldade em copiar as coisas da lousa, dificuldade em terminar provas... E continuava não conseguindo me adequar aos padrões comportamentais. Sem amigos, sem brincadeiras. Então quando alguém conseguia entrar no meu mundo, me apegava àquela pessoa como se fosse a única na terra. Amizade irrestrita e leal. Devoção total.
Claro que com isso eu acabava me machucando porque elas não podiam ficar ao meu lado o tempo todo. Elas partiam. E quando partiam, eu voltava a me isolar. Recolhia as patinhas de tartaruga pra dentro do casco e ficava lá até outro alguém aparecer e me tirar de lá. Então a tartaruga ganhou um novo significado.
A adolescência chegou. Não deixei de lado meus papeis e desenhos, mas adicionei o hábito de escrever, já que a dificuldade em falar ainda era grande. Mas me comunicava levemente melhor. Fiz amigos. Me apaixonei. Me machuquei... [E quem nunca teve um coração ferido?] E cada coração partido, maior a dificuldade em deixar que outras pessoas entrassem. Patinhas pra dentro, casco mais duro, isolamento.
Ainda hoje tenho dificuldade em me envolver com pessoas. Não sei a que isso se deve. Talvez o medo de perder. Talvez algum trauma vindo lá daquela época de infância. Mas sei que é difícil. Muito difícil. E olha que sou alguém que adora conversar. Adora rir. Adora fazer amizades. Só não sei ainda chegar nas pessoas. Não sei chegar e conversar. Minha comunicação é essa: desenhos e textos.

Hoje a tartaruga impera na minha vida mais que nunca. Sou devagar, sim. Sou casca dura, sim. Demoro a compreender muitas coisas que acontecem comigo, sim. Demoro a gostar de alguém, sim. Demoro mil vezes mais pra esquecer. Me recolho no meu “casco” quando me sinto ameaçada, nervosa, triste... Ou quando quero apenas refletir sobre a vida.
Sou tartaruga sim. A tartaruguinha do papai, que independente das minhas dificuldades em dizer com palavras o que sinto, dos meus isolamentos, das minhas dúvidas, insanidades, doidices, me ama incondicionalmente.


Paizinho, eu já quase te perdi muitas vezes, e sei que um dia isso pode acontecer efetivamente nesse mundo cruel que vivemos, e temo por esse dia, mas quero que saiba que EU AMO VOCÊ! Amo mais que sorvete de flocos. Mais que pizza de Margueritta. Mais que suco de cupuaçu com leite. TE AMO mais que qualquer homem que possa passar pela minha vida. TE AMO INFINITAMENTE MAIOR QUE O UNIVERSO. TE AMO sem medidas.
E obrigada por me amar o dobro.

Sua tartaruguinha e filha para todo o sempre,
Alessandra

3 comentários:

Zacarias disse...

Filha,, Pra começar, Tartaruga,,, este animalzinho feio que você disse é o animal símbolo da sabedoria.
Aquele jeitinho de uma tartaruga tomando sol, toda tranqüila, parece não se importar com nada, para mim é a coisa mais linda do mundo, não vejo nada de feio.
Olhe para o casco! Parece grosseiro, mas trazendo pra você filha, isso é o peso da bagagem que você carrega nas costas desde pequenininha. Bagagem de alegrias e tristezas, bagagem de experiências. Boas e ruins que você tem acumulado por toda a sua existência. Você sabia que devagar se vai ao longe? Pois é,, com os tropeços e acertos da vida acabamos aprendendo que é melhor fazer tudo com calma e direitinho para não tomar o caminho errado! E você vem aprendendo com isso!
Filha, Você é linda, batalhadora, inteligente, aliás,,, você tem a voz do conhecimento, tem classe, tem bom gosto, é criativa,,, e se o corujão aqui for continuar a descrever tudo que você tem de bom,, vai faltar espaço.
Falando ainda da tartaruga dizem que quando ela recolhe a cabeça, muitos pensam que é covardia, mas na verdade, isso é apenas um isolamento, uma meditação,, mas quando a minha tartaruguinha tira a cabeça do casco todo seu poder de concentração, e ação, e com determinação faz com maestria tudo o que tem que ser feito.
Filha! Deus sempre foi muito generoso comigo. Deus desde muito cedo me deu diversas alegrias, apanhei muito com a vida é lógico,, mas tudo isso serviu apenas para eu aprender que nada é mais importante que a família.
Viver sem grana, sem trabalho a gente acaba se acostumando e se adaptando e se ajeitando,, mas viver sem amor, não da,, seria melhor viver sem felicidade,, mas sem amor e compreensão,, impossível.
Minha alegria é estar rodeado de pessoas que me amam e entre elas,, você.
Acredite! O meu Amor por Você filha,,, é algo indescritível.
Tartaruguinha do meu coração,, continue assim, deste mesmo jeito que você é comigo, sou o pai mais orgulhoso e feliz do mundo porque tenho uma filha que me ama infinitamente.
Tudo pode mudar, o tempo pode passar, mas tenha certeza de que o amor que sinto por você nunca vai deixar de ser a parte fundamental da minha vida!
Te Amo.
Incondicionalmente.
Papai!

Tiane disse...

eu não tenho palavras...

Lindo!!

Feliz Sabado!!!

Leka Borges disse...

Nossa, Alê, lindo, lindo, lindo, sem palavras pra descrever.
Saiba que vc tem qualidades que admiro mto, mesmo não a conhecendo tanto, saiba que vc já faz parte da minha árvore de amigos, e espero que essa árvore possa crescer mto com pessoas como vc.
Você tem um dom que admiro, que é a simplicidade em escrever, vc escreve com o coração, pena que as pessoas não enxergam isso. Mas Deus sim, pois Ele é maravilhoso.

Beijos

Âlê 2