quinta-feira, 17 de junho de 2010

.: Três Minutos :.


Sete horas e quarenta e cinco minutos. Ajeito a mochila enquanto desço do ônibus. Tenho apenas 5 minutos pra chegar ao meu destino. Olho para os lados e atravesso a avenida. Vejo a hora de novo e saio correndo. Não estou acostumada, por isso logo começo a sentir dor no peito. O jeito é caminhar apressadamente. Corro mais um pouquinho. Subo a rua e lembro do Diego. Chegou 2 min. atrasado depois do almoço e teve que voltar pra casa. Desconto no salário que já não é lá aquela coisa. Desço rua. Sete e cinqüenta. Subo rua e lembro do Cesar que chegou 3 min. atrasado por ter sido parado numa blitz e teve que pedir ao poderoso chefão pra poder entrar. Desço a rua e finalmente chego. Sete horas e cinqüenta e três minutos. Cheguei 3 minutos atrasada no trabalho. Isso mesmo, 3 minutos. Sou recebida com um olhar de condolência e um sorriso sem graça da recepcionista me desejando um bom dia. No corredor os meninos de costas pra mim recebendo instruções, olharam meio de lado com o mesmo olhar de condolencia da recepcionista, provavelmente pensando “Coitada. Essa já era.” Dona Iraci então, nem me olha. Caminhando ainda lembro da Alana desesperada me recomendando para nunca me atrasar porque isso e porque aquilo... Me passou uma lista de porquês. Entro no DP pra colocar meu dedinho lá. O ponto ainda marca sete e cinqüenta e três. Sou fuzilada com o olhar do chefe do departamento como se eu fosse um monstro a ser destruído. “O ônibus atrasou”. Pura verdade! Mas ele, claro, não acredita. A assistente não sabe se sorri ou já faz minha carta de demissão. Como dizem que quem cala consente, passei o dedinho, mesmo com o olhar de fuzilamento ainda me atravessando. Saí da sala ainda sentindo a pressão da “arma” nas minhas costas.
Atrasei.

Em um hospital, três minutos pode salvar ou matar uma vida. Numa escola, pode-se terminar ou entregar em branco uma prova. E num trabalho pode ser motivo de demissão de um funcionário.

Será?

Isso é o que acontece quando se depende de transporte público.

Antes de sair Tiago do administrativo faz uma advertencia "Foi sua primeira vez? Vixi, então prepare-se que na próxima ele te manda embora."

Por via das dúvidas, melhor me cuidar e sair com 2 horas de antecedencia.

Hã. Tudo por conta de três míseros minutos...

by A.

Nenhum comentário: